Valor inscrição Virtual*: 25€
    AS INSCRIÇÕES PRESENCIAIS ESTÃO ENCERRADAS, DADO QUE ATINGIMOS O NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES

    * Para usufruir do valor de inscrição para sócios, terá que ser sócio em simultâneo da SDHM e da SPP.
    Prazo limite para inscrição 31 de maio.
    A sua inscrição terá que ser validada pelo Secretariado.

    A inscrição inclui: alojamento na noite de 17 de junho (Sana Silver Coast Hotel, Caldas da Rainha), Documentação, Coffee Breaks e Almoço.
    Se pretender alojamento na noite de 16 de junho, por favor contacte o Secretariado cursodhm@its-comunicacao.pt .

    Após recebimento do formulário de inscrição o secretariado entrará em contacto para novas instruções.

    Licenciada em Medicina em 2000, exerce a sua actividade clínica como Assistente Hospitalar de Pediatria no Centro Hospitalar do Porto, atualmente no Centro Materno Infantil do Norte. Faz parte da Unidade de Doenças Metabólicas, Centro de Referência em Erros Inatos do Metabolismo.
    Licenciatura e Mestrado em Ciências da Nutrição pela FCNAUP. Especialista em Nutrição Clínica e Doutoramento na área das Doenças Hereditárias do Metabolismo pela FCNAUP.
    Assistente Graduada de Pediatria no Centro Materno Infantil do Norte. Coordenadora do Centro de Referência de Doenças Hereditárias do Metabolismo do Centro Hospitalar do Porto. Professora Convidada do Instituto de Ciencias Biomédicas Abel Salazar
    Esmeralda Rodrigues, pediatra do Centro de Referência de Doenças Hereditárias do Metabolismo do Centro Hospitalar Universitário de S. João.
    Nascida em Monte Carmelo, Minas Gerias, Brasil, obteve a licenciatura em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) em 2000 e completou o internato complementar em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais em 2003.
    Helena Santos é assistente de Pediatra no CHVNGaia desde 2009. Pertence à Unidade de Neurociências da Infância e Adolescência, dedicando-se ao neurodesenvolvimento e preferencialmente à área do metabolismo. Fez formação inicial na Unidade de Doenças Hereditárias do Metabolismo e depois na Unità Operativa di Patologia Metabolica do Ospedale Bambino Gesù, em Roma, Itália. Tem diversos trabalhos científicos apresentados, publicações em revistas indexadas, e colaborou na realização de diversas acções de formação na área da pediatria e doenças hereditárias do metabolismo, quer na sua organização, quer na realização das sessões formativas. Mantém colaboração regular com centros nacionais e europeus na discussão de casos e na sua formação contínua. Desde 2012 é membro da direcção da Secção de Doenças Hereditárias do Metabolismo da SPP.
    Investigadora da Carreira de Investigação Científica do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Coordenadora da Unidade de Genética Humana do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge do Porto e da Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo & Genética. Coordenadora da Comissão Executiva do Programa Nacional de Rastreio Neonatal. Membro da Comissão Técnica Nacional do Programa Nacional de Rastreio Neonatal. Membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico do Instituto Ricardo Jorge. No domínio das doenças genéticas e do rastreio neonatal publicou mais de 150 artigos em revistas científicas internacionais indexadas, 50 em revistas nacionais e 8 capítulos de livros. Proferiu mais de 200 comunicações como conferencista convidada ou palestrante em Reuniões/Congressos nacionais e internacionais. Ao longo da sua carreira tem estado envolvida em vários projetos de I&D financiados pela FCT e Europeus.
    Médica pediatra desde 2019, desde então a colaborar com o Centro de Referência de Doenças Hereditárias do Metabolismo no Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP). Estagiou 3 meses no Ospedale Pediatrico Bambino Gesu, em Roma, ainda durante o internato. Tem particular interesse nos defeitos do metabolismo energético, sendo doutoranda em Ciências Médicas no ICBAS com tese sobre disfunção mitocondrial. É ainda associada da Secção de Doenças Hereditárias do Metabolismo da SPP e da Sociedade Portuguesa de Doenças Metabólicas.
    <!-- wp:paragraph --> <p>Licenciatura em Medicina na Universidade de Medicina de Lisboa em 2001.<br>Internato Geral nos Hospitais Civis de Lisboa em 2002 e 2003.<br>Internato Complementar de Pediatria no Serviço de Pediatria do Hospital Fernando Fonseca, Amadora, de 2005 a 2010.<br>Assistente Hospitalar de Pediatria no Centro de Referência de Doenças Hereditárias do Metabolismo do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte desde 2010.<br>Membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Doenças Metabólicas entre 2005 e 2010 e novamente em 2020.<br>Membro do Comité organizador de diversos congressos internacionais da Sociedade Portuguesa de Doenças Metabólicas.<br>Membro do grupo de trabalho da Associação Portuguesa de CDG (APCDG-DMR) desde 2016.<br>Membro do grupo de trabalho do Grupo de Reflexão para o tratamento da Fenilcetonuria desde 2016.<br>Membro da Comissão Organizadora das XXIII Jornadas de Pediatria do Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria, CHLN em 2017.<br>Participação como prelectora em diversas reuniões científicas nacionais e internacionais.<br>Publicação de 21 artigos em revistas médicas nacionais e internacionais.</p> <!-- /wp:paragraph -->
    Pediatric residency training, currently in 5th year in Pediatric Department, Hospital de Santa Maria– CHULN, EPE, Lisbon, Portugal. EDUCATION AND EXPERIENCE Pediatric Residency: 2016 - Present At: Pediatric Department, Hospital de Santa Maria – CHLN, EPE, Lisbon, Portugal. October to December 2019: fellowship in Pediatric Neurology Department, in neurometabolic disorders, in Sant Joan de Déu Hospital, Barcelona, Spain Internal and external Emergency Department of Pediatrics medical team of Hospital de Santa Maria, CHLN. Orientation and training of medical students of the Faculty of Medicine, Lisbon University. Master’s in medicine: 2009-2014 At: Lisbon Medical University, Lisbon, Portugal Master's Degree, with a final course average of 17 out of 20. Final master's work titled, "Creatine Carrier Deficit - How far do we investigate the cause of a developmental delay?"
    Médica Pediatra com experiência na área das DHM desde 1999. Atualmente no Centro de Referencia de DHM do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Membro da Comissão Executiva do Programa Nacional de Rastreio Neonatal Membro da Direção da Secção de DHM da SPP
    Concluiu a licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). Realizou o Internato Complementar de Pediatria no Hospital Pediátrico de Coimbra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Obteve o grau de Especialista em Pediatria em 2012. É aluna do Programa de Doutoramento em Medicina da FMUC. Trabalha como Assistente Hospitalar de Pediatria no Hospital Pediátrico de Coimbra, na Unidade de Hepatologia e Transplantação Hepática Pediátrica. Fez formação pós-graduada em hepatologia (doenças do fígado) e transplantação hepática pediátrica na Unidade de Fígado do <em>King´s College Hospital</em>, em Londres, no Reino Unido. É o elemento de referência na área da Hepatologia para os Hospitais Distritais da zona centro, integrando a Unidade Coordenadora Funcional (UCF). É Pediatra integrante do Centro de Referência de Doenças Hereditárias do Metabolismo do CHUC, tendo feito formação em doenças metabólicas. É autora e co-autora de várias publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. Apresenta, frequentemente, trabalhos científicos em congressos nacionais e internacionais. É investigadora em projetos de investigação científica. Participa, regularmente, como palestrante e formadora em congressos, cursos e sessões de formação para profissionais de saúde. Participa na organização de eventos científicos. É revisora em revistas científicas nacionais. É orientadora de trabalhos de mestrado integrado de alunos da Licenciatura em Medicina da FMUC.
    Teresa Almeida Campos, médica pediatra desde 2013, integra a equipa de profissionais do Centro de Referência de Doenças Hereditárias do Metabolismo do Centro Hospitalar Universitário de São João desde 2015. Concluiu com aproveitamento em Fevereiro de 2020 o Ciclo de Estudos Especiais nesta área específica da medicina. É associada da Secção de Doenças Hereditárias do Metabolismo da SPP e da Sociedade Portuguesa de Doenças Metabólicas.
    Detalhes do Evento
    • Dias
      Horas
      Min
      Sec
    • Data de Início
      17 de Junho, 2021 9:30
    • Data de Fim
      18 de Junho, 2021 13:00
    • Situação
      Próximos
    • Tipo de Evento